Elaboração e validação de planejamento estratégico regional para a educação do território do Conisul/AL

Publicado em 01/08/2021 às 00:00

A Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas - Conisul -, finalizou, no último mês, o seu plano estratégico regional, documento orientador das ações a serem realizadas em colaboração no território no período de 2021 a 2024. O documento, elaborado como resultado do uso da tecnologia educacional de planejamento estratégico do Itaú Social, foi validado pelos prefeitos e pelos membros da Câmara Técnica em oficina realizada com este fim.

De acordo com Djalma Barros Siqueira Netto, dirigente municipal de Coruripe/AL e coordenador da Câmara Técnica, "a construção do documento trouxe muitos ganhos para as redes de ensino que compõem o consórcio e para a iniciativa. As equipes foram instrumentalizadas e ampliamos nossa visão sobre planejamento estratégico".

O coordenador ainda acrescentou:

"O trabalho colaborativo, a articulação e a mobilização das equipes, seja em nível municipal ou regional, ganharam muita força e, aprendemos que tudo é possível, desde que haja engajamento e compromisso por parte de todos que fazem a educação de uma rede ou de uma região. Isso não significa que foi ou que será fácil. Enfrentamos alguns desafios, o conflito de agenda e o tempo reduzido para concluir as etapas do Planejamento Estratégico, foram algumas das dificuldades que precisamos enfrentar, mas, acreditamos que também crescemos na adversidade.

Segundo Djalma, até o momento as redes de ensino estão se mobilizando para implantar/implementar ações que consideram prioritárias, a partir dos seus diagnósticos. A iniciativa está agendando reuniões para organizar estratégias de operacionalização das ações previstas para serem desenvolvidas em 2021.