História

O Cogiva, oficialmente criado em 04 de fevereiro de 2010, teve sua origem a partir da iniciativa dos prefeitos de Sapé, Mari, São Miguel de Taipu, São José dos Ramos, Sobrado e Pilar. Sua criação decorreu da necessidade de se buscar solução para a problemática do lixo, objeto da Lei Federal 12.305/10. Sendo assim, após constituído e legalmente habilitado para implementar as ações previstas em seu estatuto, a primeira iniciativa concreta do Consórcio foi a contratação da Fundação Nectar, com sede em Recife/PE, para elaborar um Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Esta ação propiciou a adesão ao consórcio de outras nove prefeituras, consolidando a estrutura atual do COGIVA, composta por 16 (dezesseis) municípios. Logo após este primeiro projeto o Cogiva foi agraciado com uma proposta do Itaú Social para fazer implantação do Programa Melhoria da Educação no Município, idealizado e patrocinado pela Fundação Itaú Social. O referido programa, além dos extraordinários resultados trazidos para a qualidade da educação nos municípios onde implantado, deu ao Consórcio uma grande visibilidade a nível do Estado da Paraíba, tornando-o conhecido e tomado como referência no tocante a área da educação do nível de Ensino Fundamental. No âmbito do Programa Melhoria da Educação foram realizados três Seminários da Educação, atingindo em sua totalidade público participante próximo de 1 mil educadores. Afora os dois programas acima, o Cogiva compartilhou com o Instituto de Políticas Governamentais do Brasil - IGP e Banco Mundial um projeto de saneamento básico, para contemplar quatro municípios consorciados, projeto este para o qual se aguarda conclusão ainda no decorrer de 2018.