Câmara Técnica de Educação do CDS/LS, da Bahia, valida planejamento estratégico regional para a educação do território

Publicado em 23/09/2021 às 13:22

Com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica da educação municipal e suas equipes, e assim contribuir com a formulação, implementação e acompanhamento da política educacional, a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) entregou, no mês de julho, o Planejamento Estratégico Regional de Educação realizado pelos secretários dos municípios consorciados.

O trabalho é resultado da participação do CDS-LS do Edital do Programa Melhoria da Educação (2021-2024) realizado pelo Itaú Social, que visa selecionar municípios e iniciativas de colaboração intermunicipal para participar dos processos formativos com a intenção de contribuir com o fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação.

O presidente do consórcio CDS-LS, Antônio de Anízio, parabenizou os secretários municipais e agradeceu o Itaú Social e destacou que essa é mais uma inciativa realizada pela CTE em prol da educação do território, garantindo acesso, permanência e aprendizado com equidade.

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Luzinete Miranda Santos Pinto, secretária municipal de educação de Itapé/BA, a missão foi promover junto aos municípios integrantes do CDS LS, ações consorciadas para a Educação, com efetividade e qualidade necessária, que resulte na sustentabilidade, eficiência e eficácia da Educação Pública, visando o desenvolvimento humano com inclusão.

“Trabalhamos arduamente durante 4 meses, ininterruptos, em um momento atípico para a educação do Território Litoral Sul, por conta do cenário pandêmico. É com muita alegria que finalizamos 3 etapas da nossa participação nesse programa, apesar de todos os desafios enfrentando para a garantia de uma educação de qualidade. Mas, esse Planejamento Estratégico nos proporcionou muitos aprendizados e a descoberta de novas possibilidade. Estamos juntos e confiantes para seguimos firmes na etapa de implementação inicial”, expressou a coordenadora.

Para o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, apesar de muito trabalho realizado, desde 2011 quando criamos o Programa Agir e o Fórum Municipal de Secretário de Educação (Forsec) não vivemos plenamente uma educação de qualidade por razões que são complexas. Apenas 6 consórcios, a nível nacional, desenvolvem essa atividade e esse momento permite mais uma análise técnica necessária para avançarmos mais e mais rápido, para a garantia desse direito constitucional plenamente, que é educação de qualidade.

Já a articuladora Regional e coordenadora do Programa Agir Mais, Rita Souza, ressaltou que o planejamento estratégico regional foi construído a partir de ações coletivas dos municípios consorciados, subdivido em três células, para melhor compreender os dilemas educacionais vivenciados pelos municípios a partir do diagnóstico situacional.

“Cada município propôs as ações estruturantes para a melhoria da educação pública de todo o território, com base nos princípios da CTE. Desse modo, colaborar para a elaboração desse Plano Estratégico foi muito gratificante, principalmente por acompanhar o interesse de cada gestor no que diz respeito ao avanço educacional, com dinâmica de semear para colheitas futuras”, finalizou Rita Souza.

Para ter acesso ao planejamento estratégico elaborado pela Câmara Técnica de Educação do Codivar, clique abaixo em "Abrir documento".

Abrir documento

Fonte: CDS LS (2021)