IV Encontro de Governança com prefeitos, dirigentes, conselheiros escolares e coordenadores pedagógicos

Publicado em 15/09/2021 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova dos Martírios recepcionou, na manhã da última quarta-feira (15), o IV Encontro de Governança do Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais – ADERA.

O encontro contou com a presença da Secretária de Educação de Açailândia, Karla Jannys; Secretária de Educação de Buriticupu, Salma Torres; Secretária de Educação de Bom Jesus das Selvas, Eliane Coelho; Secretária de Educação de Itinga do Maranhão, Gildaci Costa; Secretário de Educação de São Francisco do Brejão, Geraldo Marinho e a Secretária de Educação de São Pedro da Água Branca, Miriam Pereira. Contou ainda com a presença dos anfitriãs do encontro, Geovannya Viana, Secretária de Educação de Vila Nova dos Martírios, e o Prefeito Jorge Vieira.

Além dos secretários municipais, o evento recebeu a presença dos presidentes dos conselhos municipais de educação e dos coordenadores pedagógicos das Secretarias de Educação Municipal dos 8 municípios da regional, que juntos discutiram assuntos pertinentes à gestão educacional no contexto da pandemia.

Durante o diálogo foram tratados de alguns temas centrais:

✅ Boas Vindas aos novos integrantes do ADERA, os secretários e suas equipes que assumiram os governos em 2021
✅ A trajetória do ADERA ( constituição, organização, parcerias e instrumentos normativos);
✅ Marcos Legais dos ADEs
✅ Plano de Ação para o segundo semestre.

“Estou encantada com o regime de colaboração entre os municípios, pois as dificuldades são comuns a toda a região e o ADERA se constitui nesse instrumento que possibilita a construção coletiva de soluções para essas demandas que se apresentam em nosso território no dia a dia de trabalho”, destaca Geovannya Viana.

O Prefeito Jorge vieira fala da esperança em relação a educação: “Somente a educação é capaz de levar o pobre a chegar em algum lugar. Por mais força de vontade, trabalhador que ele seja, sem educação ele nunca consegue os melhores empregos e isso se reflete na renda familiar dele e na economia de um município. Por isso estou muito satisfeito em ver que nosso município tem se destacado na educação para levar Vila Nova para um novo tempo de desenvolvimento”.

Reprodução: Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios

Chuvas isoladas