AMVAPA EDUCA/SP realiza Seminário Regional Anual para profissionais da educação da região do Alto Vale do Paranapanema,

Publicado em 10/05/2018 às 00:00

Fonte: AMVAPA

O Seminário Regional promovido pela AMVAPA - Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (São Paulo) é um encontro de todos os municípios da região envolvidos na educação para discutir temas a partir das demandas diagnosticadas nos municípios, envolvendo palestras, oficinas e exposições de trabalhos das boas práticas realizadas. Segundo a coordenadora da Câmara Técnica, Deise Buzato, o Seminário tem como objetivo integrar os municípios na construção de uma educação de qualidade.

Duas edições já foram realizadas, em 2017 e 2018, com a participação de dirigentes municipais de educação, equipes gestoras das Escolas e professores. Os temas selecionados para serem abordados derivam de reuniões realizadas com o colegiado, onde é realizado o diagnóstico e levantamento de demandas, para que assim a Comissão Executiva dê continuidade na organização do evento e definição dos detalhes.

Para a efetivação da ação, os municípios envolvidos se dividem na contribuição de pessoal para apoio no evento, contratação de palestrantes e busca de apoio de instituições. Como resultado alcançado, além da disseminação do conhecimento em torno dos temas selecionados para serem discutidos, é a efetivação na prática do trabalho em colaboração.

A Câmara Técnica AMVAPA Educa nasceu em 2014 a partir do então programa “Melhoria da Qualidade da Educação”, idealizado e financiado pelo Itaú Social e sob coordenação técnica da Oficina Municipal, com a finalidade de constituir-se em espaço de articulação na área de educação, coordenando e acompanhando, na esfera regional, intermunicipal, as ações inerentes à educação como um todo e à execução de programas dos governos federal, estadual e municipal desenvolvidos nos municípios consorciados.