ADE Granfpolis/SC mantém Programa de Gestão da Alfabetização

Publicado em 10/05/2017 às 00:00

Fonte: ADE Granfpolis

O Colegiado dos Secretários Municipais de Educação - COSEME /GRANFPOLIS, tem como objetivo o pleno desenvolvimento da Política de Educação, analisando, orientando e promovendo o planejamento e a execução de ações regionais, visando a melhoria da oferta das políticas públicas voltadas à educação dos municípios integrantes do Arranjo.

Uma das importante ações regionais implementadas pela da iniciativa foi a implantação do Programa Permanente de Gestão da Alfabetização, uma proposta que teve início em 2016, com realização anual e foco nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. O programa atende às necessidades sobre a não alfabetização efetivada até o terceiro ano, com acúmulo de dificuldades de aprendizagem que geram a distorção idade-série, a reprovação e a exclusão.

O Programa conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna e Instituto Positivo, e tem como objetivo assegurar que os alunos cheguem ao terceiro ano com condições para alcançar o nível 4 da escala de proficiência da proposta, para que assim, possam prosseguir a trajetória escolar com sucesso.

Dentre as atividades do programa estão: a classificação dos alunos pelos níveis de proficiência e a realização de avaliações que orientarão os professores e coordenadores pedagógicos na classificação dos alunos. Para cada nível da escala de proficiência existe um conjunto de habilidades, leitora e escritora, e para que este trabalho tenha pleno desenvolvimento, o professor recebe uma formação continuada para trabalhar em sala de aula.

Esta ação conta com investimentos mobilizados pelos municípios, sendo recursos pessoal e financeiro, o que possibilita a saída dos professores e coordenadores pedagógicos para as formações, e, se necessário, a contratação do professor de apoio para auxiliar as turmas que se encontram com grande acumulo de dificuldades.

Para saber mais sobre o GRANFPOLIS acesse: http://www.redeintermunicipaledu.com.br/page-integrantes-item/19