ADE dos Guarás/MA realiza contratação coletiva e parcerias para promover formação de educadores

Publicado em 10/05/2017 às 00:00

Fonte: ADE dos Guarás

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação, ADE dos Guarás, composto por nove municípios da Região Litoral Norte do estado do Maranhão, promoveu em 2017 a formação de equipes técnica e pedagógica, com o tema Educação de Tempo Integral. O objetivo da proposta foi capacitar os educadores dos municípios de abrangência do ADE nas áreas de planejamento e avaliação para melhoria da prática docente.

Participaram da formação, professores, gestores e coordenadores pedagógicos, que se reuniram no Município de Mirinzal, em minicursos de 8 horas.

Para a execução, os dirigentes do ADE realizaram uma contratação coletiva dos formadores, com recursos mobilizados pelos municípios, parcerias com editoras e empresas privadas. Segundo Gorethi Camelo, articuladora regional do ADE, a experiência permitiu aprendizagens que vão além da esfera técnica, pois evidenciou que a o trabalho em cooperação intermunicipal, além da redução de custos, promoveu troca de experiências exitosa e a motivação dos docentes.

O ADE dos Guarás é formado pelos municípios Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.