Ade dos Guarás/ MA realiza I Ciclo Virtual formativo sobre o PAR 4

Publicado em 07/05/2021 às 00:00

O Arranjo de desenvolvimento da educação da Região do litoral ocidental do Maranhão – ADE dos Guarás/MA – realizou, no último dia 07 de maio, seu 1º Ciclo Virtual do Ade dos Guarás, tratando da temática: Desafios e possibilidades para execução do PAR 4 – Ciclo 2021/2024.

A iniciativa foi realizada em atendimento a demandas de técnicos que integram as secretarias de educação dos municípios que o integram o território, uma vez que, diante do início do quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR), que teve início agora em 2021 e vai até 2024, foram constatadas dúvidas relacionadas ao seu preenchimento.

O PAR é um planejamento plurianual da educação que todos os entes federativos precisam fazer para receber apoio técnico e financeiro da União para melhorias na educação básica pública. Essa etapa preliminar engloba diversas ações, como a obtenção de senha de acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), onde é elaborado e acompanhado o PAR de cada localidade, e o cadastramento de quadro técnico, equipe local, nutricionistas e conselheiros de controle social, por exemplo. Todas essas medidas estão detalhadamente explicadas no manual, para auxiliar os gestores locais e agilizar o preenchimento das informações. Para saber mais e consultar um material explicativo produzido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), clique aqui (Conviva, 2020).

A iniciativa contou com a participação de consultores técnicos em educação que atuam na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão: Rodrigo Guará Nunes, consultor técnico em Educação Pública; Gorethi Camelo, que também é assessora técnica do Ade dos Guarás; e Joaquim Quintino, assessor técnico Simec-PAR.