ADE dos Balaios realiza reunião virtual para discutir o segundo semestre das redes municipais

Publicado em 01/07/2021 às 00:00

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação das Regiões do Itapecuru e do Baixo Parnaíba do Estado do Maranhão (ADE do Território dos Balaios) reuniu virtualmente no dia 01 de julho, os dirigentes e representantes dos municípios que o integram para a apresentação do resultado da pesquisa do ADE, encaminhamentos do planejamento do território e levantamento e outros assuntos pertinentes ao ano letivo no segundo semestre nas redes municipais.

Neste aspecto, foram discutidas as maneiras como cada município está se organizando em relação ao segundo semestre: pelos relatos, todos os municípios presentes na reunião estão com atividades remotas e avaliando o retorno das atividades no segundo semestre, após a segunda dose da vacina, no formato híbrido. Os representantes relataram ainda, a resistência de alguns profissionais da educação em se vacinar. Apesar disso, a maioria dos municípios vacinou todos os profissionais com a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Além desta discussão, a reunião também possibilitou a escolha de um representante para realizar o curso de Liderança Colaborativa na gestão da Educação oferecido pela Rede de Colaboração, a verificação do status da inscrição dos municípios no curso Políticas Públicas e a Qualidade da Educação Brasileira, oferecido pela Universidade de São Paulo - USP, bem como a determinação de um novo encontro para que seja discutido o novo FUNDEB, dentre outros temas.

De acordo com o professor e assessor do ADE dos Balaios, Hilton Neves, a reunião aconteceu num clima colaborativo e harmônico: a Secretária Municipal de Educação de Itapecuru-Mirim/MA e atual coordenadora do ADE, Nazaré Ferraz, fez a acolhida, desejando a todos boas vindas e um bom proveito. Em seguida, passou a coordenação do encontro para o Professor Hilton César Neves, que fez a apresentação da pesquisa e dos demais encaminhamentos.