ADE dos Balaios delibera sobre participação de representantes dos Conselhos Municipais de Educação

Publicado em 05/03/2021 às 00:00

No dia 05 de março de 2021, o território dos Balaios/MA, realizou a sua 1ª reunião do ano, com o objetivo de acolher dos dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas e apresentar as ações e objetivos do arranjo de desenvolvimento da educação estabelecido no território. Os objetivos deste encontro também foram apresentar aos integrantes a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, iniciativa a qual o ADE integra desde 2020 e sensibilizar os dirigentes a aderirem à inscrição coletiva do Edital do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social, que nesta edição, apoiará - além de municípios - territórios que tenham interesse em, por meio de uma parceria para o período de 2021 a 2024, implementar tecnologias educacionais no âmbito de suas regiões.

A reunião contou com a participação de dirigentes municipais e técnicos, incluindo o coordenador do ADE em exercício, Hilton César, que como ex-dirigente municipal de Presidente Vargas/MA e agora técnico do município de Itapecuru-Mirim/MA, conduziu o processo de transição da coordenação do arranjo para a Profª Nazaré Ferraz, dirigente municipal de educação de Itapecuru-Mirim/MA.

Também participaram da reunião representantes da Uncme – Prof. Émerson Araújo e Prof.Antônio José Silva e Thamara Strelec e Francine Bottaro, da Tríade Políticas Públicas, parceiro técnico do Itaú para o apoio à Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Na oportunidade, os dirigentes e lideranças presentes, além de aprovarem a adesão coletiva do ADE dos Balaios ao Edital do Programa Melhoria da Educação, pactuaram a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios que integram o ADE Balaios no grupo do arranjo, uma vez que, entendeu-se que sendo os conselheiros guardiões da garantia dos direitos à educação dos alunos, em um contexto tão delicado como o que está sendo vivido nos municípios, pode ser uma alternativa de diálogo e resolução de problemas mais qualificado.